EL DIABLO por A SEITA
Argumento de LEWIS TRONDHEIM e arte de ALEXIS NESME
Como seria o Marsupilami no tempo dos Descobrimentos?
Todos conhecem bem o Marsupilami, e muitos já conhecem o seu avô ou bisavô, a fera cuja história foi contada nos dois volumes de A Fera, de Zidrou e Frank Pé... mas será que conhecem o seu... trisavô? Decavô...? Avô da não sei quantésima geração? Muito-lá-para-trás-avô? Até ao século XVI? Pois vão poder conhecê-lo!
As coisas estão a correr mal no galeão do capitão espanhol Santoro, nestes dias aventurosos do século 16. Os mantimentos esgotaram-se, por isso escolheu um grumete... para o comer! O jovem José, agora na ementa da tripulação, avista felizmente uma terra desconhecida e escapa à morte culinária! Nessa terra ainda por explorar, que um dia será a futura Palômbia, irá descobrir um animal estranho - amarelo, com manchas negras e uma longa cauda, a quem os nativos chamam El Diablo… Nada menos que o tatatatatatataravô do Marsupilami! - que Santoro fere, e que quase mata José. Acolhido pelos índios Chahuta, o grumete descobre que se tornou uma espécie de parente espiritual do Marsupilami, o "espírito da floresta", ao qual está de agora em diante ligado por um elo mágico. Os dois vivenciarão, assim, o sofrimento e as emoções um do outro... O início de uma relação especial que rapidamente se complicará por causa da desbragada sede de ouro do Capitão Santoro, determinado a deitar as mãos ao suposto El Dorado dos Chahuta...
Ambientada no tempo dos Descobrimentos, a aventura explora o choque de culturas entre os europeus e os nativos com o Marsupilami no centro dos acontecimentos, tudo temperado com bastante humor fenomenais. Depois do sucesso de A Fera, uma nova dupla de autores aventura-se pela selva palombiana para criar a sua própria versão do Marsupilami. Desta vez temos o célebre Lewis Trondheim a escrever mais um dos seus argumentos repletos de humor e mordacidade para a bela arte – e as cores fabulosas - do desenhador Alexis Nesme. Completa em um único álbum, esta obra agradará a leitores de todas as idades, daqueles que estão a conhecer a personagem pela primeira vez, até aos que acompanham o Marsupilami desde as aventuras de Spirou, criadas pelo genial André Franquin.
Lewis Trondheim é dos mais conhecidos e prolíficos autores de BD franceses da actualidade, Trondheim (cujo nome verdadeiro é Laurent Chabosy) inicia a sua carreira nos fanzines. Após estudos de artes gráficas publicitárias, conheceu Jean-Christophe Menu numa conferência que lhe abriu os olhos para uma forma diferente de fazer BD. Depois de criar um fanzine por conta própria, juntou-se à equipa da revista Labo e, em 1990, co-fundou L'Association com Menu, Stanislas, Mattt Konture, Killoffer e David B., uma editora que viria a revolucionar o panorama da BD europeia, talvez a mais importante editora de BD independente da França. Premiado várias vezes em Angoulême e vencedor do Grand Prix em 2006 (e criador do "Fauve", a mascote oficial do festival), Trondheim mantém uma produção enorme e bastante ecléctica, tanto como argumentista quanto como desenhador (e, ocasionalmente, editor), em trabalhos autorais e séries estabelecidas, como é o caso do Marsupilami.
O ilustrador Alexis Nesme formou-se na École des Arts Décoratifs de Estrasburgo. Vencedor de um Alph'art Graine de Pro no festival de Angoulême, trabalhou como ilustrador para a imprensa, e realizou livros infantis e banda desenhada. Publicado pela primeira vez pelas Éditions Delcourt, descobrimo-lo em Les Gamins (argumento de Éric Omond). Depois ilustrou vários álbuns, de entre os quais podemos salientar Les Enfants du capitaine Grant, uma esplêndida adaptação de Júlio Verne a cores, protagonizada por animais antropomórficos, ou a sua maravilhosa colaboração com Lewis Trondheim, com quem colaborou várias vezes, primeiro em Horrifikland, uma aventura do Mickey (Glénat, 2019), até este El Diablo, magnífica aventura do Marsupilami. Nesme é reconhecido pelo seu sentido de narrativa, pelas suas páginas inteiras vertiginosas, e pelas suas cores diretas de fazer cair o queixo. Esta é a sua primeira BD publicada em Portugal.
Novembro de 2025
64 páginas, formato 24 x 33, cores, capa dura
ISBN: 978-989-9202-59-7
PVP: 18,95€
COMPRA AQUI A TUA BD, CLICA:











0 Comentários