Entre os dias 6 e 8 de dezembro irá decorrer, na cidade de Ponta Delgada, a 1ª edição do FLOP – Mercado da Banda Desenhada e do Fanzine, festival único no panorama regional que envolve as áreas da banda desenhada (BD) e da publicação independente.
A Associação Tentáculo, sediada em Carnaxide, e a Associação Cultural Silêncio Sonoro, sediada em Ponta Delgada, colaboram na organização deste evento com o apoio do Governo dos Açores, da Direção Regional da Cultura Açores, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e de outras entidades locais como A Bica Hostel e a ALA - Associação Largo dos Artistas.
O festival possui um programa diversificado e completo que inclui uma exposição de trabalhos de vários autores de BD, workshops de BD, de fanzines e de criação de personagens, feira do livro, receção de portefólios de ilustradores locais nas bancas das editoras, mesa-redonda sobre a BD nacional e um concerto ilustrado. Todas as iniciativas decorrem na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, à exceção da mesa-redonda que decorre no Rubro, no dia 8 de dezembro (R. Cmt. Jaime de Sousa nº23, r/c).
Quatro editoras nacionais foram convidadas a estarem presentes na feira do livro do FLOP: Ala dos Livros, Associação Tentáculo, Chili com Carne e Escorpião Azul. Estas editoras possuem catálogos de grande qualidade com vários autores nacionais incluídos, o que permite ao público local o acesso a literatura gráfica para todos os gostos.
Os 4 workshops gratuitos (inscrição através do contacto eletrónico info@yuzinazores.pt) são lecionados por autores nacionais de renome com livros publicados e prémios atribuídos: Joana Mosi (dia 6 às 10:00), Joana Afonso (dia 6 às 14:30), Hugo Teixeira (dia 7 às 10:00) e Pedro N (dia 7 às 14:00). Uma oferta formativa informal de qualidade com autores reconhecidos e com grande capacidade comunicativa e de partilha de conhecimento.
O concerto ilustrado, que decorre no dia 6 de dezembro às 19:00, na Biblioteca Pública, terá a presença do músico Filipe Furtado, nascido e criado em Ponta Delgada, atualmente a viver em Coimbra. O concerto de jazz será acompanhado pela projeção ao vivo dos desenhos produzidos por vários ilustradores – Fil, Filipe Duarte, Hugo Teixeira, Tomás Sousa, entre outros convidados – que acompanham e ilustram as músicas in loco no palco.
MAIS INFORMAÇÃO EM https://atentaculo.weebly.com/flop-2025.html
COMPRA AQUI A TUA BD, CLICA:
.png)





0 Comentários